Preconceito linguístico ou Social?

Na realidade não há o preconceito social e sim os preconceitos sociais, porque normalmente as pessoas só se referem a ele sendo o preconceito entre as classes sociais, mas ele abrange muito mais do que isso, englobando todos os preconceitos ligados a sociedade. Por esse motivo não deve haver uma distinção entre preconceito lingüístico e social, pois um está inserido no outro.
O preconceito social, no que se refere às classes sociais, em geral é exercido sobre as pessoas que sofrem mais na sociedade, como os pobres, analfabetos, aqueles que não têm acesso à escolarização. Por não terem a oportunidade de entrarem numa escola ou de nela permanecerem, muitos acabam sendo acusadas de falar errado e de deteriorar a língua portuguesa.
Quando fazemos uma real analise sobre o assunto vemos que há uma transferência do que a sociedade acusa a pessoa de ser para a língua. Então se uma pessoa é pobre, a língua dela é pobre. Se uma pessoa vive numa região atrasada sua língua vai ser atrasada.
Uma conclusão que chegamos é que a maioria das variedades lingüísticas sempre serão consideradas erradas porque não correspondem aquilo que as pessoas detentoras do poder na sociedade acham correto.
Um ultimo ponto, mas não menos importante, a ser analisado é o porque de uma criança criada num meio familiar (ou não) adquirir uma forma de falar, chegar à escola e ter sua fala considerada errada pelos colegas que tiveram um ambiente familiar diferente, no que se refere a fala.
Essa criança chega à escola e percebe que, diante do é apresentado à ela pela gramática,   “tudo” que foi aprendido com sua família e amigos é “errado” e tem que rever os seus conceitos sobre a língua portuguesa. Esse rever causa uma confusão na cabeça dela e acaba chegando à conclusão de que passou muitos anos da sua vida falando “errado” e não se sente capaz de dominar os recursos do seu próprio idioma, passando a não gostar do estudo da língua portuguesa e da gramática.


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Todas as informações foram retiradas do livro 'Preconceito linguístico - o que é, como se faz', de Marcos Bagno e da editora LOYOLA.

      Excluir
  2. Autor Giljonnys Dias da Silva. Nascido em 8 de maio de 1986. Natural de e mora em Lago da Pedra, Maranhão-Brasil. Tem uma irmã que mora em São Luís, Maranhão e o nome dela é Jennifer Dias da Silva Lima. O número dela é 981948248.Sofre xenofobia, preconceito linguístico e social.

    http://facebook.com/authorgiljonnysdias

    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+da+silva+united+states – United States

    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+da+silva+united+kingdom – United Kingdom

    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+da+silva+china – China

    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+da+silva+russia – Russia
    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+da+silva+canada – Canada
    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+brasil – Brazil

    https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=4lMLWOPOBYGX8Qfk37vgBw#q=giljonnys+dias+da+silva – Brazil

    ResponderExcluir